quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Não vejo a hora de 2010 acabar!

Fiquei sem escrever pelo simples fato de não ter novidade nenhuma. Bom, já estamos quase em novembro e a minha conclusão foi que passei o ano de 2010 inteiro procurando emprego.
Estou participando de alguns processos, já mudei meu foco, voltei para o anterior, mudei novamente e agora acabei de comprar um livro no Submarino, chamado "Pare de se sabotar e dê a volta por cima"`, porque pelo amor de Deus né?! Alguém deve estar muito errado nessa busca pela recolocação profissional e, sendo extremamente improvável que todos os departamentos de recrutamento e seleção de todas as empresas tenham se unido em um complô maquiavélico para testar a minha resistência , a errada da história só pode ser eu!

E para ser bem sincera sabe que eu até gostaria de ter uma experiência de trabalho com Recrutamento e Seleção, só para saber quais são os critérios ocultos utilizados nesta busca pela pessoa perfeita. Lembrando que você pode ser desclassificada por ter pouca experiência, ou por ter experiência demais. Ontem participei de uma entrevista para analista de marketing digital e fui testada em uma prova de: COREL!!! Agora criarura de Deus, por que cargas d'água eu seria tão cara de pau para me candidatar a uma vaga de MARKETING DIGITAL se não soubesse nem um pouco de Corel Draw! E me digam, qual a parte do "faço pós graduação em marketing e design digital" a gestora não entendeu? E o que, especificamente o Corel interfere na criação de um plano de marketing??? E o pior é que acredito que não seja aprovada neste processo- não por não saber Corel Draw!!!- mas por estudar um pouquinho mais e saber o que é marketing! E que marketing não é criação!!! Pelo amor de Deus! Eu não sou nada cara de pau para me candidatar a uma vaga de criação, será que eles sabem qual profissional desejam, ou melhor, será que sabem o que é marketing digital?

E esta empresa é da minha cidade e é uma empresa considerávelmente grande, já participaram do Guia das 150 Melhores Empresas para se trabalhar da Exame e Você S/A e eu realmente, acredito que posso fazer um bom trabalho com eles em Markeing Digital, mas isso vai depender do que eles acham que é marketing digital! E o pior de fazer entrevista na minha cidade/região é que as pessoas menosprezam a minha experiência, meus cursos, e fica claro que é uma certa invejinha! Uma vez me chamaram para uma entrevista em um jornaleco local assim que eu voltei dos EUA, e a menina que estudou comigo inclusive, me perguntou por que os EUA já que aqui na região eu poderia fazer cursos no SENAI? Eu simplesmente ri e fiquei no jornal uma semana! Não desmerecendo o SENAI, de forma alguma. Eu já trabalhei no SENAI e tenho o maior orgulho disso, mas é que, pelo menos de acordo com os meus conhecimentos, eu não conheço nenhum curso que a instituição ofereça.

Estou muito angustiada! Fui visitar uma academia nova e o dono me deu um super desconto. Mas a minha situação atual não me permite fazer nenhum plano! Eu até prefiro, hoje trabalhar na minha cidade em um cargo "mais elevado" mesmo que ganhando menos, porque posso dar prosseguimento a outros setores da minha vida, além de ter bem menos despesas. Mas por outro lado, eu quero muito sair daqui, me sinto angustiada, sem oportunidades e entrevistas como estas me fazem me sentir menor do que eu realmente sou. A sensação constante que tenho é que gastei tempo e dinheiro para absolutamente nada, porque se tivesse feito um curso técnico eu certamente teria emprego.

Bom, infelizmente essa questão toda acabou se transformando em uma bola de neve. Não faço nada porque não tenho dinheiro, não tenho dinheiro porque não tenho emprego, não posso me organizar porque minha vida pode mudar de uma hora para outra, e tudo está parado... e o ciclo se repete, tudo está parado e eu não tenho dinheiro, não tenho dinheiro porque não tenho emprego e etc...

Eu sei que tenho que me manter confiante, mas confesso que está cada vez mais difícil e eu não posso simplesmente esquecer que não tenho emprego por N coisas! A vida gira em torno disso, e mesmo sem me querer fazer de vítima do mundo cruel, eu não estou conseguindo entender o porque de tantos nãos! E conforme o tempo vai passando, a minha angústia vai aumentando e um ano fora do mercado é muita coisa! E mais um ciclo se repete!

E dessa vez eu sinto que tenho que enfrentar isso tudo de frente, eu certamente já pensei em ir para os EUA/Canadá/ Nova Zelândia, mas além de não ter dinheiro nem para o táxi para o aeroporto eu simplesmente vou adiar mais uma vez as decisões e piorar ainda mais a minha situação!

Eu olho para trás e vejo que nos EUA, as coisas aconteceram em seis meses exatamente como vêem acontecendo na minha vida e, pelo menos lá, quando eu relaxei e parei de pensar no amanhã tudo se resolveu e as coisas melhoraram.

Realmente gostaria de chegar aqui e falar da minha alimentação regrada e da minha rotina na academia, dos meus treinos, séries e etc. Mas eu ando tão prá baixo que vou ser bem sincera, poderia estar correndo na praça, poderia estar fazendo exercícios ao ar livre e tendo uma alimentação regrada, mas eu, de verdade, acho que qualquer minuto fora de casa é um minuto que poderia estar pesquisando vagas, estudando uma forma de melhorar meu comportamento nas entrevistas e "perdendo uma boa oportunidade". Eu sei que tenho que pensar em outras coisas, mas realmente está difícil!

2 comentários:

Pat disse...

Ei querida. Nossa área é “uoh” mesmo. Trabalho numa agência de comunicação e as coisas aqui estão nada boa p meu lado. Perdemos alguns clientes que fazíamos assessoria, algumas cabeças já rolaram e só está faltando a minha p tbm ir p guilhotina. Distribui curriculuns para várias agências por aqui, mas até agora nada. Final de ano, dificilmente rola contratação. Vejo sua agonia e fico agoniada junto com vc. Realmente é muito difícil saber o que esse povo de RH pensa da vida. Uma vez fiz processo de seleção para trabalhar num jornal de gde circulação aqui do Estado.Passei em tds as etapas e fiquei no psicotécnico pq eu disse que tinha um filho pequeno e que estava me separando. Eles não queriam alguém “problemática” na equipe. E olha que eu nem estava abalada por causa da separação. Td fluía normalmente na minha vida. Mas p eles, eu n daria conta. Enfim...nosso mercado é muito restrito, e se não temos um network legal, não temos bons contatos, fica muito difícil voltar p mercado. O importante é não desistir mesmo. Vc já pensou em estudar p concurso público? Eu to cansada dessa instabilidade toda. De salários baixos. De não ter férias. Comecei a estudar agora. Não me vejo daqui 10 anos nessa mesma situação, tendo que fazer freelas para completar minha renda. Boa sorte e sucesso pra vc! Bjão. Mande notícias!

Andrea disse...

Eu posso te dar varias dicas sobre entrevistas.
Cada empresa eh diferente, avalia coisas diferentes, de acordo com a posicao, mas no geral o que gonga em entrevista eh o perfil pessoal. Comeca a observar como vc se coporta, o que fala, etc. Alguma coisa que vc esta fazendo nao esta deixando vc avancar. E eu acredito qeu seja uma sabotagem... nao sei se "auto" (se eh qeu vc me entende).
Vamos conversar, me chama no msn.
Beijo e continua acreditando!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...